quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pormenores


Estava eu no banco do café, cá fora, na esplanada em Lisboa. Ao lado dois casais de brasileiros, opostos a um de britânicos. Tanta diversidade de nacionalidades.
Eis que me deparo com um desembaraço de espírito e me coloco no meu cantinho imaginário que criei naquela mesa quadrada metálica, que continha apenas uma toalha vermelha de tecido e no seu topo uma toalha branca de papel. Desde o início a mesa se apercebeu da minha presença: telemóvel, carteira, livro "Crónicas Femininas" e a minha agenda de Fernando Pessoa. Pedi uma lata de Ice Tea e uma caneta e papel. A Sra trouxe-me uma toalha de papel para escrever.
"Everybody has a special place", já se dizia, e o meu apenas tem que conter duas coisas, um papel e uma caneta. Adoro escrever, e sai-me da pele tudo o que sinto.
(tudo bem que se for na praia da minha cidade, será um lugar mais especial).
Olho em redor.
Gravata amarela a sair do café, cabelos esvoaçantes e careca a entrar, cinto castanho caminhando apressadamente, cheiro a cigarro nas costas, gracejos meio anglicanos , vaga de pombos, echarpe roxa a fugir com o vento, relógio brilhante, fundo da rua atalhoado de pessoas, ou "gentinha" como o povo lhe chama.
Lisboa é como um doce, sabe bem e fica-se viciado.
Mas como tudo, é boa em pequena dose. Fico estonteante quando me deparo pelas ruas da baixa, em que o barulho não incomoda, porque se é livre naquele lugar. Essa "gentinha" passa a correr, mas isso são efeitos secundários da vida e do trabalho. É por isso que sabe tão bem sentar, ver todo o mundo a correr e nós sentados a vê-los passar, saboreando esse prazer de relaxar.
E pensar que onde vagueamos já vaguearam milhares, e já andaram por aquela calçada e pensaram e tomaram decisões(importantes ,quem sabe?) e tanto. Tal como eu já lá esteve FPessoa.
E ver criaturas de mãos dadas. Jà não dou as mãos assim há muito tempo. De qualquer das maneiras, Lisboa está cheia de pormenores, cheiros e toques singulares no peito.
:]

Mas não me interpretem mal, Figueira da Foz é sem dúvida a melhor cidade(sendo a minha cidade natal, sou suspeita :} ).

3 comentários:

Sandra disse...

infelizmente nao conheço a Figueira da Foz :o, mas conheÇo Lisboa. E assim, tão bem retratada e com tantos pormenores até dá gosto :)

beijinho

'stracci disse...

Sabe bem sentar e ficar a ver um filme real. :)

Anónimo disse...

Lisboa é uma cidade mítica e poder passear pelo seu rio, pelas suas pontes e pelas suas ruas dá-me o profundo sentimento de que estou na minha cidade, não natal, mas onde nasci.

Beijo

(in)sanidade escrita

Bem vindo ao mundo das verdades e mentiras de Trice ;)
Não penses que depois de ler qualquer um dos textos da Patrícia a conheces seja um pouco que seja, ela é demasiado ocupada para pensar no que escreve e só escreve o que (pensa) que sente. Já aconteceu não sentir. Por isso é que o blog se apelida de #Verdades e mentiras do dia 0#